.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

3 Fatores e 1 Título: Super Liga de Volei

A decisão da Super Liga de Vôlei feminino provou que manter o equilíbrio é essencial para obter sempre o melhor desempenho. Em qualquer tipo de esporte seja coletivo ou seja individual: Técnica, tática e psicológico são os três aspectos determinantes para o sucesso de seus praticantes.

Técnica é o esperado de todo profissional, porém, existem grandes diferenças entre os atletas e saber escolher os melhores é uma das coisas mais importantes. Este aspecto deve ser constantemente aprimorado com treinamentos específicos e pode ser amplificado por equipamentos de boa qualidade. Em um exemplo prático, cito os treinamentos diários dos clubes, bem como as fornecedoras de materiais esportivos que investem pesado na melhoria de seus produtos.

Sobrepondo a técnica, a tática é o que diferencia asz equipes, pois maximiza ou diminui o potencial dos atletas, de acordo com as suas características principais. A tática é o planejamento de como melhorar a eficiência de cada um em campo, extraindo o seu melhor, e utilizando as fraquezas do adversário. Os técnicos das equipes sempre buscam melhorar o posicionamento e/ou jogadas de seus atletas, pois sabem que, de maneira organizada, os resultados são potencializados.

Por fim, e mais importante do que as características citadas acima, o psicológico é o fator principal do ser humano. Ainda que todos os exemplos acima sejam no âmbito esportivo, o psicológico é o maior influenciador do êxito de uma atividade, pois age de forma positiva ou negativa, dependendo de uma série de fatores.

Escrevi todo esse blablabla técnico para tentar exemplificar o que aconteceu na final da Super Liga de Vôlei feminino. O time da casa, Osasco, ganhava por dois sets a zero e tinha tudo para conquistar o título, pois mostrava muita técnica alinhada a uma boa tática. Porém, a partir do terceiro set, o Rio de Janeiro, motivado por seu treinador e sabe-se lá o que mais, mudou sua postura de jogo, batendo o time da casa e, consequentemente, abalando sua moral.

A conversa com os técnicos era clara. Um entendia o que o outro tentava fazer, buscando alternativas para anular as respectivas mudanças. A torcida, um dos principais fatores psicológicos de uma partida, ‘empurrava’ o time visitante, que, após uma virada histórica, conseguiu levar o título para casa.

Sim, eu sei que a coluna ficou cansativa e com um papo muito ‘chato’, porém, é incrível como ano após ano, alguns colunistas ainda teimam em dizer que estádio e torcida não mudam nada e blábláblá.

Os três aspectos citados acima são os pilares que sustentam o esporte, portanto, qualquer fator que altere técnica (Ex.: estádio em más condições), tática (Ex.: estádios com características diferentes) ou psicológico (Ex.: Vaias da torcida, gritos de comemoração) influencia diretamente no resultado de um jogo, para bem ou para mal.

Concordo que não podemos generalizar, pois por sermos ‘individuais’, uma mesma ação pode ter reações diferentes de acordo com cada pessoa, entretanto, dizer que não existem efeitos adversos é um grande equívoco.

Com o Facebook ou anônimo: Comente!

Mais links

ShareThis