Nike: Batalha das quadras 2013
O final de janeiro/inicio de
fevereiro trouxe uma atração inusitada e divertida para os cariocas. A batalha
das quadras Nike, reuniu atletas de diversos lugares do país que buscam um
espaço para quem sabe, um dia, tornarem-se profissionais.

Além de servir para analisar as características e medir o
potencial das promessas, a Batalha das Quadras diverte tanto o publico, quanto
o torcedor, por deixar visível a diferença de "jogar bola" em espaços
diferentes.
Nesta edição, após conquistar 10 vitorias em 11 jogos, os
paulistas do Santos PNI levaram a melhor na grama, society e areia,
conquistando também o título geral da competição. A segunda colocação ficou com
a seleção gaúcha que além de conseguir 5 vitorias em 8 jogos, levou também o
troféu do futsal.
O destaque
ficou por conta do sistema criado pela Nike que permitia aos internautas
escolherem um jogador favorito e acompanhar todos os movimentos do mesmo em
campo, seja ao entrar no jogo, seja ao marcar um gol. Segundo dados do portal,
o jogador com mais fãs foi Guilherme Almeida que alcançou 254 "seguidores".
Nike organizou um evento semelhante, chamado "A Chance".
Estrelado por grandes técnicos, a competição dava literalmente uma chance para
jovens de diversos países mostrarem suas habilidades, sendo observados por
olheiros e técnicos de grandes clubes.
Iniciativas como esta, por mais que seja apenas marketing, servem
e muito para motivar a geração que sonha em se tornar jogador profissional. Só
é triste saber que no Brasil dependemos de empresas privadas para incentivar o
esporte, enquanto em diversos países a fora, competições em escolas estimulam e
preparam os novos talentos para se tornarem as próximas estrelas.