.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Bebida nos estádios: Liberar ou não?

A Copa das Confederações está quase chegando e ainda levanta-se uma questão muito debatida desde que o Brasil foi escolhido como país sede.

O Brasil possuí uma lei que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas dentro dos estádios de futebol, visando reduzir a violência por parte dos torcedores. Mas será que o grande problema são os efeitos causados pelo álcool ou a ineficiência da segurança prestada nos estádios?
A resposta é: Nem um, nem outro. Existem países que resolveram tais problemas.

Na Inglaterra, após anos de violência causados pelos Hooligans, os ingleses conseguiram manter a venda de bebidas alcoólicas com uma simples medida: Contratar profissionais capacitados para garantir a organização.

A fórmula foi um sucesso, visto que os jogos de futebol são tratados como qualquer outro tipo de evento, ou seja, o consumo de bebidas alcoólicas gera renda ao clube, que por sua vez lucra mais.

Se eles conseguiram, por que o Brasil não consegue? 

São diversos motivos. Começando pela falha do sistema educativo até a fragilidade da legislação. Aliás, a legislação não é frágil, mas sim o fazer cumprir.

O 'jeitinho brasileiro' impede uma punição severa seja para quem briga, seja para quem destrói as dependências do estádio.

Por mais que sejam contratados seguranças a parte, nada iria mudar. A impunidade que todos já conhecem serve de motivação para os vândalos, independente de estarem sendo vistos.

Enquanto as leis brasileiras não forem respeitadas, tenho a certeza de que nada irá mudar.

A Copa das confederações está chegando! As leis da Fifa irão sobrepor as brasileiras… Será que vamos conseguir?

Com o Facebook ou anônimo: Comente!

Mais links

ShareThis