B7 - Invasão: Realidade ou Marketing?
Há algum tempo um grande portal
brasileiro vêm questionando a grande invasão corintiana ao Japão por meio de
seus colunistas. Os argumentos utilizados além de não fazerem sentido, não dão
oportunidade para uma visão mais ampla, até porque, para criar uma notícia
sensacionalista, raciocinar não é virtude.
Muitos
comentaristas que se dizem jornalistas escreveram diversos questionamentos em
relação ao número de corintianos no Japão divulgado por meio da diretoria do
clube alvinegro. Para
reforçar suas hipóteses, é levado em consideração o número de vistos
temporários emitidos pelo consulado japonês, bem como o número de público nos
estádios.
Pois bem, qualquer pessoa com um pouco
de bom senso sabe que a maioria dos clubes de futebol possui torcedores em todas
as partes do mundo e com o Corinthians não é nada diferente.
O fato é: A ‘nação’ corintiana que invadiu o Japão no mundial de clubes não era
formada apenas de brasileiros. Norte-Americanos, europeus, australianos e
até mesmo asiáticos foram responsáveis por uma das festas mais bonitas que já
ocorreu em um torneio de futebol, conquistando até mesmo jornalistas
estrangeiros.
Outra estupidez utilizada para
desqualificar a força e a paixão da torcida corintiana é o numero total de
pagantes dos jogos. São Paulo em 2005 e Internacional em 2010 tiveram públicos
muito semelhantes, PORÉM, visivelmente
não eram compostos por uma grande quantidade de torcedores dos clubes
brasileiros. Já no último dia 16, o estádio de Yokohama parecia ter se
transformado no Pacaembu, possuindo cerca de 30 mil corintianos.
Concordo que os termos ‘invasão’,
‘epidemia’, entre outros são apenas palavras encontradas pelo marketing para
enaltecer a quantidade de torcedores presentes na terra do sol nascente, porém,
brigar contra fatos e/ou analisar números com parcialidade para causar uma
alienação na grande massa é algo que não consigo suportar.
Vale
lembrar que não é exclusividade do Corinthians possuir uma torcida apaixonada e
‘louca’ pelo clube, contudo, a média de público durante o campeonato brasileiro
fala por si só.
Espero que no futuro o jornalismo
esportivo esteja em um nível superior, ignorando colunistas que escrevem apenas
para causar polêmica.