B7 - FLUnimed, uma parceria de sucesso.
Pela
quarta vez consecutiva o Fluminense conquistou o título nacional brasileiro
batendo o recorde da melhor campanha de toda a era dos pontos corridos. Em 3 anos, é o segundo título do clube das
laranjeiras, que vivenciou uma grande mudança desde 2009, ano em que escapou do
rebaixamento após uma arrancada inesperada na reta final.
Campeonato
brasileiro de 2009. Há doze rodadas do final, torcedores, jornalistas,
matemáticos, enfim, todos davam o Fluminense como rebaixado, pois era
necessário um aproveitamento muito superior ao momento que o clube vivia.
Contudo, a pressão se
tornou motivação e após contar com muita competência e sorte, é claro, o clube
se livrou da série B e passou por uma grande reestruturação. A parceria com a Unimed tomou
diretrizes diferentes, de forma que diretoria e co-gestão se tornaram
homogêneas, o time ganhou reforços, estilo de jogo e acima de tudo o
entrosamento necessário para se manter no topo.
Após superar as
dificuldades, nos últimos três anos o clube carioca conseguiu se colocar entre
os melhores do Brasil,
conquistando o título brasileiro em 2010, a terceira posição em 2011 e, novamente,
o título brasileiro em 2012, sendo essa a melhor campanha de todos os tempos,
mesmo há 3 rodadas do final.
É inegável que sem a
parceria com a Unimed, o Fluminense nunca teria chegado a tais resultados, porem, até onde o futebol pode ser
profissionalizado?
Na
Europa, podemos encontrar diversos casos de sucesso onde empresas compraram
e/ou se afiliaram a algum clube. O
Chelsea, por exemplo, antes de ser adquirido pelo russo Roman Abramovich, em
2003, era apenas um clube médio, já após as mudanças os Blues conquistaram
vários títulos importantes e a tão sonhada Uefa Champions League. Por outro
lado, existem ‘parcerias’ como a M.S.I, que destruiu o Corinthians, levando-o
ao rebaixamento 2 anos após a assinatura do contrato.
Acredito
que toda decisão tomada por clubes de futebol devem ser analisadas
criteriosamente, pois as conseqüências envolvem paixão e emoção de milhões de
torcedores. A tendência de sucesso pode
ser grande, desde que seja uma sociedade alinhada, buscando resultados em longo
prazo.
Contudo,
gostaria de desejar meus sinceros parabéns ao Fluminense por mais um título
conquistado e que seu case dê precedentes para que, quem sabe, mais empresas se
interessem em participar não só de futebol, como também de outros esportes que
precisam de investimento.