Jornalismo esportivo em decadência
Antes de começar meu tema de
hoje, gostaria de pedir desculpas aos leitores. Minha coluna não foi postada
segunda-feira passada por motivos pessoais. Irei me esforçar ao máximo para não
acontecer novamente! Chega de enrolação e vamos ao tema!

Partindo deste ponto,
começamos a entender os motivos para uma queda na qualidade das informações,
pois, quando não existia um meio para discussão, as crônicas e/ou comentários
impressos nos grandes portais eram tratados como verdade absoluta, já hoje, há
contestações, exigindo muito profissionalismo de quem é pago para informar.
Contudo, recentemente, vemos
notícias que enojam a maioria dos leitores, que revoltados, expressam sua
opinião, porém, são ignorados. Como exemplo, posso citar as especulações sobre
entrega de resultado para prejudicar os rivais. É ridículo, porém existem
“profissionais” que consideram isso possível. Algo que deveria ficar somente
nas ‘discussões de bar’ entre torcedores rivais está sendo levado até os
grandes portais.
Infelizmente, matérias como
a citada acima são feitas unicamente para provocar polêmica, vendendo jornais,
gerando mais acessos a blogs e etc. O grande problema é que grandes marcas
influenciam as pessoas só por seu nome, ou seja, faz a cabeça da grande massa
alienada, aumentando a força de pequenos boatos.
Posso citar como outro
exemplo real, a crise enfrentada pelo Palmeiras no campeonato brasileiro. À 8
jogos do final, atores que se dizem jornalistas nos ‘programas da hora de almoço’
anunciavam manchetes e reportagens especiais que davam o clube alviverde como
rebaixado. Exatamente duas rodadas depois, após duas vitórias consecutivas, os
mesmos passaram a elogiar e mudaram suas opiniões.

Espero que nossa geração
melhore o futuro do jornalismo, de modo que possamos servir de inspiração,
assim como os grandes comunicadores servem para nós.