.

Está no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Coluna da Vevê - Música: História e curiosidades!


Fala Galeraaa!!!

Hoje nossa coluna está um pouquinho diferente. Reunimos várias curiosidades para vocês sobre música, que talvez já tenham se perguntado, ou então, nem sequer tinham imaginado.


Vamos começar pelo começo (Obvio!). Não se sabe ao certo como surgiram as músicas. Alguns acreditam que ela tenha surgido com a criação do Universo, uma inspiração Divina. Outros acreditam que ela começou com os primeiros seres vivos que habitaram o planeta. Sons que foram sendo decodificados mais tarde, e atribuindo instrumentos para reproduzi-los.



 E falando em instrumentos, você sabia que o violão é um dos mais tocados no Brasil? Seguido por instrumentos de percussão, pandeiro, guitarra, flauta, entre outros.



A flauta doce, essa que você encontra em qualquer lojinha, eu acho que é um dos mais fáceis de tocar. Sem contar que vem até com um folheto de instruções, ensinando várias músicas. Eu mesma aprendi, quando era criança, a tocar todas as do folheto e algumas outras que me ensinaram depois, como por exemplo, o tema de Titanic. Podem se orgulhar (*-*).



Vale ressaltar que todo instrumento tem sua dificuldade à parte. O saxofone, por exemplo, é o instrumento mais fácil de ser mal tocado, empatando com a flauta doce, que eu acabei de citar. O que interessa é a dedicação da pessoa em aprender.



Mas voltando as curiosidades, dizem que a primeira música gravada foi feita por Thomas Edison. Antes de inventar a lâmpada, ele havia inventado o fonógrafo, em 1877. E durante o processo de criação, teria cantado um poema para testar o invento. Algum tempo depois, cientistas americanos descobriram outra gravação, que havia sido feita em 1860, 17 an\os antes da gravação de Edison. 



No Brasil, a primeira música gravada foi ‘Isto é Bom’, em 1902, pelo cantor e compositor Xisto Bahia.



A criação dos discos é creditada ao canadense Émile Berliner, na década de 1870. Feito de um material negro e opaco, sem um padrão de tamanho e velocidade. Anos mais tarde foi inventado o LP (Long Play) feito de plástico, mais resistente e prático.



Depois foi gravado o primeiro CD. O pianista chileno, naturalizado americano, Claudio Arrau, gravou em 1982, onde continha músicas de Chopin.



No Brasil, o primeiro álbum foi lançado em 1991, pela cantora e compositora Rosa Passos, com o nome de ‘Curare’.



E por falar em ‘álbum’, você sabia que o mais vendido até hoje é o de Michael Jackson?



Seu álbum ‘Thriller’, lançado em 1983 é considerado o mais vendido da história da música, com vendas em torno de 120 milhões de cópias.



Sobre a música mais regravada, ainda há discussões. Alguns afirmam que é ‘Yesterday’ de Paul McCartney, outros dizem que é ‘Imagine’ de John Lennon. Há ainda quem defenda que ‘Feelings’, do brasileiro Morris Albert seja a mais regravada.



E você sabe qual é a canção mais longa?

Não estou falando em 4 ou 5 minutos, e sim em 639 anos. Isso mesmo. A música ‘As slow as possible’ (Tão lento quanto possível), composta por John Cage, foi escrita para durar 639 anos e ninguém nunca poderá ouvi-la inteira. Só as três primeiras notas musicais levaram um ano e meio para serem executadas. A música vem sendo executada por um órgão lá na Alemanha.



Existem muitas curiosidades acerca da música. Você sabia que ela pode afetar no seu comportamento, te deixar mais inteligente, fazer você gastar mais dinheiro, se apaixonar, relaxar e até mesmo sentir dor?



Pois é... A música tem influência no seu comportamento, mesmo quando você não se dá conta disso. Estudos apontaram que crianças que tiveram aulas de música, tiveram um aumento de QI. Assim como o cérebro de músicos é mais desenvolvido, deixando-os mais alertas, dispostos a aprender e calmos.



A música pode te fazer gastar mais dinheiro também, segundo pesquisas. Em bares, aumentar o volume da música eleva o consumo de álcool. Já em lojas de flores, músicas românticas provocam aumento das vendas.



Deve saber que elas têm o poder de fazer você relaxar e até se apaixonar, mas sabia que elas podem te fazer sentir dor? Isso mesmo. Estudos apontaram que ouvir sua música preferida enquanto sente dor, pode aumenta-la de forma significativa, se comparado com estímulos visuais ou silêncio.



Eu sabia que a música era poderosa, mas não tinha noção do quanto.

E vocês acreditam nesses cientistas? Gostou de alguma curiosidade ou conhece alguma outra para contar pra gente? Deixe o seu comentário.

Beijos e até a próxima!!!

Com o Facebook ou anônimo: Comente!

Mais links

ShareThis